O Retorno Bruto é a somatória dos valores das suas participações em cada um de seus investimentos dividido pela somatória do capital investido neles. Em inglês, ele é conhecido como cash multiple ou retorno cash-on-cash e busca representar quantas vezes o seu investimento valorizou em relação ao montante investido. Um retorno bruto de 2x significa que o seu portfólio vale, no papel, o dobro do que você investiu nele.


Para calcular o valor de sua participação em cada um dos seus investimentos,  multiplicamos a sua participação futura na empresa pelo valor da empresa registrado na última rodada de investimento que seja relevante para precificação. O conceito de rodada relevante é subjetivo e leva em conta a entrada ou não de novos investidores e o tamanho do aporte. Uma rodada de tamanho reduzido na qual participam apenas os atuais investidores da empresa de forma pro-rata (proporcional à participação deles na empresa em momento imediatamente anterior à rodada) não é relevante para precificação. Já uma rodada grande, com entrada de novos investidores, e relevante para precificação da empresa.


É muito importante ressaltar que o retorno bruto é um indicativo teórico. Como investimentos em startups são ilíquidos,  o retorno bruto  não significa que você pode auferir tal retorno se tentar liquidar (vender) seu portfólio imediatamente, já que pode não ser possível vender suas participações e caso seja possível não é certo que o valor da venda seja pelo mesmo valor da empresa na última rodada de investimento. Além disso, o valor de uma empresa pode variar muito de uma rodada para a outra por conta de circunstâncias momentâneas. Uma empresa que queima caixa muito mais rápido do que o planejado, por exemplo, pode ver o seu valor cair mais de 95% de uma hora para a outra.